sexta-feira, 11 de março de 2011

Assembléia em BH lança Campanha Salarial 2011 dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais.

O Sind-UTE/MG realizou a primeira assembleia estadual da categoria de 2011. Cerca de 5.000 trabalhadores/as em educação de todo o Estado participaram da assembleia, realizada no pátio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Antecedendo a atividade estadual, foram realizados encontros regionais no dia 12/02 para discussão da pauta de reivindicações. Os encontros aconteceram em Unaí, Patos de Minas, Uberlândia, Varginha, São João Del Rei, Ipatinga, Divinópolis, Almenara, Teófilo Otoni, Montes Claros, Sete Lagoas e Belo Horizonte. A proposta da Direção Estadual foi construir uma pauta de reivindicações que expressasse os problemas vividos pela categoria e fosse construída pela base. Ainda antes da assembleia estadual, o Sind-UTE/MG realizou a VI Conferência Estadual de Educação, nos dia 18, 19 e 20 de fevereiro, em Caxambu - foi o maior evento do sindicato dos últimos 10 anos e resgatou o debate pedagógico.

A assembleia estadual realizada nessa quinta-feira, dia 24, aprovou a pauta de reivindicações da categoria, que apresentará suas reivindicações em cinco eixos: salário e carreira, Ipsemg e Previdência, Gestão democrática, Vínculo (concurso e direito dos efetivados) e Educação de Qualidade.

O Estado de Minas Gerais não pagou o Piso Salarial Profissional Nacional em 2010 e iniciou o ano de 2011 da mesma forma. Minas não paga o valor do Piso no vencimento básico ou mesmo se considerarmos as tabelas salariais que instituíram o subsídio como forma de remuneração.

Também não podemos abandonar a Lei 18.975/10, que trouxe uma mudança salarial para um setor da categoria mas repetiu a política de desvalorização dos servidores que têm tempo de serviço.

Temos outros desafios importantes: estabelecer no Estado uma gestão democrática com a imediata realização de eleição para direção das escolas, lutar pelos direitos dos efetivados e a realização de concurso público, corrigir inúmeras distorções na carreira, lutar contra a privatização do IPSEMG e por uma educação pública de qualidade social.

Os encontros regionais realizados no dia 12/02 e a Conferência Estadual de Educação ocorrida no período de 18 a 20 foram importantes espaços para discussão da nossa pauta de reivindicações. Ela precisa refletir todos os problemas que enfrentamos.

A coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, avaliou positivamente a assembleia. “A pauta aprovada reflete os problemas vividos por uma categoria que está empobrecida, com uma carreira sem perspectiva de valorização e doente. Precisamos mudar esta realidade”.

Próximas atividades: realização de atividades locais e regionais como encontro de aposentados, plenária com efetivados, assembleias regionais para organização e mobilização da categoria.

Próxima assembléia: 29 de março, 14 h, em Belo Horizonte.

A pauta de reivindicações, aprovada no final dessa tarde será entregue amanhã, 25/02 às 10h, ao governo do Estado. O documento será protocolado por uma comissão do Sind-UTE/MG, que será recebida pelas secretárias de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazolla, no gabinete da Secretaria, na Cidade Administrativa.
 
 
 


FONTE E FOTOS: www.sindutemg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATITUDE SINDICAL