quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SIND-UTE MURIAÉ REALIZA PLENÁRIA COM SERVIDORES EFETIVADOS

Plenária realizada pelo Sind-UTE debate a Lei 100  com Trabalhadores da Educação

Devido ao clima de insegurança  jurídica gerado pelos questionamentos referentes a Lei Complementar 100/2007,   o Sind-UTE ( Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação)   Muriaé  realizou uma plenária,  que contou com a presença de vários servidores da rede estadual de educação.  O objetivo desse encontro foi esclarecer dúvidas e escutar a categoria  no sentido de buscar soluções para o problema gerado pelo Ministério Público Federal,  que questionou junto ao STF ( Supremo Tribunal Federal) a constitucionalidade da Lei que transformou em servidores efetivos  aproximadamente 117 mil funcionários designados ( contratados),  que prestavam serviço ao estado na época da aprovação da lei.

Depois de  cinco anos, a possibilidade de queda da legalidade da norma está provocando um verdadeiro alvoroço  nas escolas e tirando o sono de muitos servidores,   que foram contemplados  com a promulgação da Lei. Vale lembrar que, em outros estados,  situações parecidas foram julgadas inconstitucionais, criando uma jurisprudência que pode ser desfavorável aos efetivados. Por outro lado, sabemos que o Servidor não pode ser prejudicado sendo exonerado de seu cargo e funções de uma hora para outra. Não dá para deixar de levar em consideração a possibilidade de sensibilidade dos Ministros  em relação aos milhares de trabalhadores envolvidos na questão.

Também é importante ressaltar que a situação dos efetivados na Rede Estadual da Educação está gerando muitos boatos e desinformações. Ao realizar a plenária, que aconteceu no Salão Paroquial da Matriz São Paulo, o Sindicato esclareceu que em nenhum momento entrou na justiça contra a Lei 100.  Alguns servidores efetivados e, mal informados, na busca do culpado,  estão espalhando  que o Sind-UTE é o responsável pela provocação ao Ministério Publico, o que é uma mentira de mal gosto e um atentado à história de lutas e conquistas da entidade sindical.  O Sind-UTE sempre assumiu o compromisso de defender os servidores de maneira individual ou coletiva e mais uma vez está  ao lado do Servidor da Educação cumprindo sua missão institucional no mundo do trabalho em educação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATITUDE SINDICAL