O Sind-UTE de Muriaé realizou atividades na Praça João Pinheiro no Dia do Muriaeense. As manifestações iniciaram-se por volta das 8:30 da manhã e se estenderam até o fim dos desfiles com caminhada pela avenida ostentando faixas e cartazes que cobravam das autoridades presentes mais atenção aos trabalhadores da educação. Com a presença de lideranças sindicais, de trabalhadores da educação e seus familiares as ações foram bem recebidas pela população que prestigiavam os desfiles cívicos.
Várias são as demandas da Educação Publica em Minas Gerais e também em Muriaé. No âmbito estadual os educadores cobram o retorno da carreira e valorização dos trabalhadores da educação e melhores condições de trabalho. Na Rede Estadual de Educação existem muitas cobranças no cumprimento de metas firmadas em acordos de resultados sem a devida contrapartida por parte do governo no que tange a aumentos salariais. Como dizem muitos educadores: " a única coisa que recebemos de aumento em Minas Gerais é o aumento de serviço, formulários a serem preenchidos, PIP e módulo 2.
Na rede municipal, apesar de abertas as negociações, ainda não se chegou a um acordo sobre a redução da jornada do professor em sala de aula e o cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional. O que se têm, de maior relevância, é o fato de haver um diálogo aberto que pode repercutir em conquistas para categoria, e isso não é o bastante. Realçamos que mesmo com as rodadas de negociações, efetuadas por representantes da categoria, ainda não se têm nada de concreto definido.
Sendo assim, o SindUTE mais uma vez foi para as ruas manifestar em prol das demandas da Educação Pública . Nas faixas expostas e nos cartazes apresentados, cobrou-se atenção aos servidores da educação, segurança para os professores, carreira e o cumprimento da legislação. Para as autoridades presentes, a manifestação pode ter sido inoportuna mas, para os educadores, foi a oportunidade de cobrar aquilo que lhe é de direito. Respeito !
Nenhum comentário:
Postar um comentário