segunda-feira, 26 de julho de 2010

Entrevista com o Coordenador


Sandro Areal Carrizo
Coordenador Sind-UTE / Muriaé

O
Sind-UTE ( Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação - subsede Muriaé) está com nova coordenação e busca resgatar a combatividade e capacidade de mobilização/organização da categoria . O Informativo Atitude Sindical entrevistou o atual coordenador da subsede Sandro Areal Carrizo. Ele falou sobre várias questões que envolvem o movimento sindical e o Trabalhador da Educação como um todo.

Atitude Sindical
: Em relação a luta dos trabalhadores da Educação quais são as perspectivas da atual coordenação?

Sandro Carrizo: Os Trabalhadores da Educação de Minas Gerais sempre foram combativos na defesa de seus direitos. Porém, nos últimos anos do governo Aécio Neves/Anastasia percebemos uma desmobilização da categoria que se acomodou mediante a política educacional adotada pelo atual governo. A mídia foi censurada por meio de contratos milionários e a categoria dividida entre grupos distintos. Dentro de uma escola temos o trabalhador concursado, o designado, o efetivado pela Lei 100, e ainda os estabilizados judicialmente. Dividir para conquistar as mentes e corações por meio de prémios de produtividade e propagandas enganosas nas TVs e rádios de todo o estado, foram artimanhas do governo para enfraquecer a classe do Trabalhador da Educação de Minas Gerais. O Sindicato, com uma coordenação ( de dois mandatos) sem força nem estratégia de mobilização dos filiados agonizava em negociações sem resultados junto ao governo tucano. Hoje, as coisas mudaram, e as nossas perspectivas para o movimento sindical se elevaram depois da última greve, que já é chamada de "Revolta dos 47 dias". O trabalhador da Educação de Minas Gerais percebeu que a união é a sua força. Sendo assim, a procura por filiações no Sind-UTE vem aumentando e o Sindicato se torna forte no momento que tem a representatividade de grande parte da categoria, e isso, nós já temos.

Atitude Sindical: Quais são os principais objetivos que se pretende alcançar pela gestão 2010/2012?

Sandro Carrizo:Nosso principal objetivo é fortalecer as lutas históricas do Sindicato por meio de um planejamento estratégico focado na aproximação do Sind-UTE com o seu filiado. Para isso, desenvolvemos um plano de mídia e comunicação focado na divulgação das ações desenvolvidas, nas estratégias de mobilização e no embate pela defesa dos direitos dos Trabalhadores filiados ou não. Estamos desenvolvendo um Blog na internet no objetivo de oderecer informações e orientações de forma direta e imediata. Nosso Jornal da Subsede, Atitude Sindical< é outra ferramenta que estamos criando para favorecer a comunicação daqueles que não possuem acesso ou familiaridade com a internet. E por último, estamos estudando a proposta de colocar um program semanal de rádio para debater e informar questões relacionadas ao mundo do trabalho da Educação. Atitude Sindical: Como é a relação do Sind-UTE /Subsede Muriaé com a coordenação Estadual do Sind-UTE/MG?

Somos todos Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais. A criação das Subsedes do Sindicato foi uma maneira encontrada para descentralizar a gestão fortalecendo a presença nas regiões do interior. Cada subsede possui sua autonomia finaceira e de gestão. Porém, seguimos as diretrizes determinadas pelo Conselho Estadual do sind-UTE e também da direção estadual. Nossa subsede está bem estruturada possuindo salas prórias em importante cnetro comercial da cidade. Possui equipamentos de som, data show, tela de projeção, computadores, impressoras, funcionário e uma equipe de dirigentes afinada e disposta a trabalhar pela categoria.

Atitude Sindical: Como vê a politica desenvolvida pela adiministração municipal para a Educação?

Sandro Carrizo:Posso dizer que as políticas públicas para educação adotada pelo municipio de Muriaé vem de encontro com as diretrizes e metas propostas pelo MEC no que tange a educação pública. Nós do Sind-UTE acompanhamos o desenvolvimento das ações por meio de nossa participação no Conselho Municipal de Educação. Sabemos que o município vem aplicando mais recursos públicos do que exige a lei e que cumpriu o dever de casa implementando o novo Plano de Carreira, mas existem falhas com o educador.

Atitude Sindical: Poderia ser mais específico em relação a essas falhas?

Sandro Carrizo:Claro que sim. Já faz alguns anos que estamos reivindicando junto a atual gestão municipal o pagamento da Férias Prêmio dos professores das séries finais do Ensino fundamental. Nas Escolas Municipais esses professores estão tendo seus direitos negado por gerarem contratos e assim, gastos extras aos cofres municipais. É no minimo uma falta de sensibilidade garantir os direitos a uns e a outros são negados. Outra aberração que identificamos é a tabela que fixa os reajustes dos trabalhadores por meio de progressão por tempo de serviço e também titulação. Essa tabela não segue aos parâmetros normais apresentando grandes distorções em seu decorrer. Apontamos, ainda, o não pagamento do Piso Salarial Nacional. Apesar de pagar (hoje) um salário melhor que o Estado de Minas Gerais, o Municipio não paga o valor real de R$ 1312,00 para jornada de 24 horas semanais, para o início de carreira. Portanto no que diz a Valorização do trabalhador da Educação o Município ainda deixa a desejar...apesar de certos avanços. Outro ponto que não concordamos é com a indicação dos Diretores das Escolas por critérios políticos. Nós defendemos a escolha dos diretores escolares por meio de processo eletivo com a participação de todos seguimentos da comunidade.

Atitude Sindical: Gostaria de fazer algumas considerações finais?

Sandro Carrizo: Gostaria de cumprimentar ao Trabalhador da Educação que atendeu o chamado do sindicato e se mobilizou no maior movimento da categoria dos últimos dez anos. Me sinto orgulhoso de ter lutado junto a valiosos companheiros que mediram esforços para fortalecer nossa luta. Os educadores se revoltaram e durantre 47 dias demonstraram força e união. Não nos curvamos ao autoritarismo e saímos da greve de cabeça erguida e peito estufado por ter combatido um bom combate. Nós, em muriaé e região ganhamos em organização, união e fortalecimento da categoria dos Trabalhadores da Educação. Hoje somos maiores do que antes da Greve. Resgatamos o respeito e atenção dos governantes e população em geral. Vamos continuar mobilizados e na busca por correções na Lei que instituiu o Subsídio...vamos resgatar as vantagens que estão nos tirando...vamos juntos ...eu, você, o Sind-UTE somos nós !






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATITUDE SINDICAL